segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Tudo

Tudo, desde sermos astros afastados
A nós, nos dá o mundo
E a tudo, alheios, nos acrescentamos,
Pensando e interpretando. 
A próxima erva a que não chega basta, 
O que há é o melhor.

 Fernando Pessoa

domingo, 10 de agosto de 2014

Cassiopeia


MITOLOGIA DA CONSTELAÇÃO
 
Esta semana, para ficar tudo entre família, trago-vos a história de Cassiopeia, mãe de Andrómeda e mulher de Cefeu. Cassiopeia era uma mulher linda mas também extremamente vaidosa e educou a sua filha a seguir os seus passos. Como já viram no domingo passado esta vaidade levou a que a Andrómeda fosse atormentada por um monstro marinho horrível (Cetus), mas felizmente apareceu Perseu e salvou-a. Cassiopeia, depois de prometer a sua filha em casamento a Perseu, teve algumas dúvidas e por isso convenceu Agenor, filho de Poseidon (o homem que mandou acorrentar Andrómeda), a perturbar a cerimónia  afirmando que queria Andrómeda para ele. Agenor chegou com um grande exército que deu início a um infindável batalha. Durante a batalha Cassiopeia gritou "Perseu deve morrer!". Mas Perseu era muito mais forte e tinha uma arma especial que fez com que ele ganhasse a batalha, matando Cefeu e Cassiopeia. 
Hoje, Perseu, Andrómeda, Cetus, Cefeu e Cassiopeia compartilham o céu como constelações. A lenda de Cassiopeia explica a razão pela qual vezes é vista como um "M" em vez de um "W". Como punição pela sua vaidade, Poisedon colocou-a numa cadeira que inverte o Norte, por isso às vezes ficava de cabeça para baixo, servindo de aviso para as restantes mulheres para que não se gabem em demasia.



sexta-feira, 8 de agosto de 2014

terça-feira, 5 de agosto de 2014

pum pum bang bang

 
 Adoro quando sinto o meu coração a transbordar, quando o sinto tão apertadinho que tenho medo que expluda, quando olho para dentro de mim e só vejo alegria. Esta sensação de felicidade costuma ser rara em mim, mas quando aparece, aparece em grande e sinto-me fantástica como se nada no mundo existisse para além desta felicidade extrema que não cabe toda dentro de mim, que transborda por todos os lados e contagia toda a gente. 
Quem me dera que todos os dias fossem assim.

sábado, 2 de agosto de 2014

Dezoito e depois?

image
Toda a gente me dizia que aos dezoito passava a ser adulta, que podia ser presa, tirar a carta, sair à noite sem dar satisfações aos pais e que ia ser muito mais independente. Tudo isso é uma grande mentira. Não sei o que significa "aos dezoito é que vai ser" porque a verdade é que ainda não foi. Aos dezoito só sei que a seguir vêm os dezanove e continuo com aspeto de treze.

domingo, 8 de junho de 2014

Liberdade


Aqui nesta praia onde
Não há vestígio de impureza,
Aqui onde há somente
Ondas tombando ininterruptamente,
Puro espaço e lúcida unidade,
Aqui o tempo apaixonadamente
Encontra a própria liberdade.

Sophia de Mello Breyner Andresen

domingo, 1 de junho de 2014

Feliz Dia da Criança Tobias


" - O céu é azul e tem mais do que cem lados" disse-me o meu mais recente amigo Tobias, que tem apenas 6 anos e vive num mundo completamente à parte. Tenho inveja dele, gostava de poder viver no mundo dele, onde não existem barreiras, onde ele é o único habitante que não se importa de estar sozinho. Num mundo em que podemos ser nós à vontade, em que conseguimos realmente ser felizes e verdadeiros. Não sei nada sobre esse mundo só sem que lá "o céu é azul e tem mais do que cem lados" e no mundo onde vivo o céu parece só ter um lado e deixou à muito de ser azul.

domingo, 25 de maio de 2014

Eleições


Hoje fui pela primeira vez votar e estava tudo deserto. A senhora que estava na controlar os votos disse que era das poucas pessoas jovens que tinha visto hoje e que tem pena que os jovens não tenham ido votar porque são eles que são o futuro de Portugal. 
Eu só acho que lutamos tanto para obter este direito, este direito de votar que é nosso e que nós não aproveitamos, tenho pena que haja muita gente que nem sequer pensa em ir votar. Não vai porque tem mais do que fazer, porque vai à praia ou tem simplesmente de ficar a ver televisão. Eu fui votar, assisti aos tempos de antena e pesquisei sobre os partidos que mais me chamaram à atenção. Pode parecer excessivo mas eu gosto de fazer as coisas bem e de ficar com a consciência limpa que votei naquele em que mais me identifico. Estou como o meu pai: " Todos são maus, agora tens de escolher o menos mau.". E acho que foi isso que fiz. E vocês foram votar ?!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

"Anda brincar connosco"

Passei a tarde toda a brincar com os miúdos de 6-7 anos. Sinto-me simplesmente revigorada, hoje, foram elas que fizeram o meu dia e sem dúvida que cada vez mais gosto da presença delas na minha vida. Confesso que isso me faz duvidar sobre o que realmente quero para a minha vida. Será que aquilo que desde pequenina pensei querer ser já não é a minha primeira escolha? Será que estas crianças conseguiram mudar a minha opinião? Talvez sim , talvez não ...

sábado, 17 de maio de 2014

És linda



És linda. E nem sabes quantos pedaços de beleza tive de juntar para chegar a esta conclusão. Para te construir, tive de misturar a conspiração das searas com a tristeza do choupo, a inquietação da cotovia com o cheiro lavado do vento do ocidente. E a firmeza repartida dos livros, com a alegria explosiva dos miosótis e a luz escura das violetas. Juntei depois um pouco de ansiedade das estrelas, a paciência das casas à beira da falésia, a espuma da terra, o respirar do sul, as perguntas de gesso que se fazem à lua. Acrescentei-lhe a canção das margens e pequenos pedaços da angústia do olhar. Não esqueci a intimidade do frio nem a dor branca que habita o coração dos muros. Por fim, deitei na tua pele o sono dos alperces, aos teus músculos prometi a violência das cascatas, no teu sexo acordei a memória do universo. 
A tua beleza está no meu desejo, nos meus olhos, na minha desigual maneira de te amar. És linda, repito. Mas tenta não encarar o que te digo como um elogio. 

Joaquim Pessoa, in 'Ano Comum' 

quinta-feira, 15 de maio de 2014

amizade


Vem comigo 
Eu apresento-te as estrelas,
Elas que me acompanham todas as noites
Que me embalam quando o sono foge.
Afinal tudo é hoje
E aquilo que fica és tu.

terça-feira, 13 de maio de 2014

desabafo


Foi inevitável, caí numa rotina que não faz parte de mim. Ando com uma infelicidade feliz e com um sorriso disfarçado. Não sei o que fazer, desta vez caí bem no fundo do poço e não consigo alcançar a corda para retomar ao ponto de partida. Mas também não é importante já perdi a corrida há algum tempo e nem sei se me importo de estar a perder. A única coisa que sei é que continuo dentro do poço rodeada de nada que é basicamente tudo o que eu sou.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

esquizofrenia de quarta-feira


Não sei o que fazer quando me sujo com gelado
Não sei o que fazer quando tropeço nos meus pés
Não sei o que fazer quando fico vermelha com vergonha
Não sei o que fazer quando perco um botão na rua
Não sei o que fazer quando tenho de falar em público
Não sei o que fazer quando estou numa situação desconfortável
Não sei o que fazer quando me sinto diferente
Não sei o que fazer quando fico sozinha
Não sei o que fazer quando simplesmente não sei o que fazer
Mas afinal, o que é que tenho de fazer quando não sei o que fazer?
Não sei.

Dizem?


Dizem?
Esquecem.
Não dizem?
Disseram.

Fazem?
Fatal.
Não fazem?
Igual.

Por quê
Esperar?
Tudo é
Sonhar.
 
Fernando Pessoa

domingo, 4 de maio de 2014

fazer coisas que não combinam

Sinto-me cada vez mais cansada e sem vontade de estudar. Não sei o que se passa comigo, mas sempre que tento olhar para os livros há alguma coisa que me distrai e parece me levar para um universo paralelo onde fico um número interminável de horas. Só me apetece ir para a praia e comer chocolate.

Feliz Dia da Mãe

O amor é invisível e incondicional.
O amor é o conjunto de todas as cores e de todos os sentimentos.
Amar é ser mais altruísta e é dar uma parte de nós.
Amar-te é a melhor coisa do mundo.
 
 Feliz Dia da Mãe.

sábado, 3 de maio de 2014

algo ligado com astronomia

 
Nunca imaginei que seria possível ver planetas aqui da Terra, mas a verdade é que nada é impossível e os meus olhos conseguiram alcançar outros astros. Posso afirmar orgulhosamente que ontem tive provavelmente uma das melhores noites da minha vida. Foi-me dado o privilégio de observar o céu de outra perspetiva e eu aproveitei todos os momentos, afinal não é todos os dias que vemos Saturno, Marte, Júpiter e constelações maravilhosas.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

e amanhã ?


Hoje as rosas abriram e mostraram o seu lado mais belo.
Hoje as margaridas deram-me os bons dias.
Hoje os amores-perfeitos estavam cada vez mais perfeitos.
Hoje os jarros arrancaram-me um sorriso que insiste em não sair do meu rosto.